top of page
Buscar
  • Foto do escritorDra Fabia Z. D'Antola

Rangendo os dentes? Isso é Bruxismo.



BRUXISMO


Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o dia ou, mais comumente, durante o sono. Bruxismo do sono é um distúrbio do sono caracterizado pelo apertar e ranger dos dentes, de forma involuntária, com aplicação de forças excessivas sobre a musculatura mastigatória. A palavra bruxismo do sono vem do grego brycheinm, que significa ranger dos dentes.


O bruxismo diurno é diferente do bruxismo noturno ou do sono. Assim, o bruxismo diurno é caracterizado por uma atividade semivoluntária da mandíbula, de apertar os dentes enquanto o indivíduo se encontra acordado, onde geralmente não ocorre o ranger de dentes, e está relacionado a um tique ou hábito. Portanto temos o bruxismo em vigília (acordado) e bruxismo do sono. Esta divisão é importante, pois a fisiopatologia e o tratamento para estes tipos de bruxismo são diferentes.


Os sinais e sintomas de bruxismo costumam incluir:


• Ranger ou apertar os dentes: às vezes tão alto que pode despertar uma pessoa que estiver dormindo ao lado; • Dores de cabeça, pescoço e região cervical; • Dentes achatados, fraturados, lascados ou soltos; • Esmalte dental desgastado, expondo camadas mais profundas do dente; • Aumento da sensibilidade dentária; • Dor na mandíbula ou dor na face; • Destruição do osso circunvizinho e do tecido da gengiva; • Disfunção da articulação temporo-mandibular (ATM).


O tratamento do bruxismo visa reduzir as dores, evitar danos permanentes aos dentes e reduzir o ranger ao máximo. O tratamento deve ser individualizado para cada paciente. Como o bruxismo do sono tem causas variadas, o tratamento também segue na mesma direção.

Na grande maioria dos casos, o tratamento é feito através de placas. As Placas miorrelaxantes reduzem o apertamento, rangimento e dores, além de proteger os dentes. Existem tipos diferentes, sendo que algumas se encaixam nos dentes superiores e outras nos dentes inferiores. Elas podem ser projetadas para manter sua mandíbula em uma posição mais relaxada ou proporcionar alguma outra função. Se um tipo não funcionar, outro poderá servir.

A aplicação de toxina botulínica (botox) na musculatura afetada também é muito eficiente, reduzindo a pressão, a dor e os danos causados pelo bruxismo.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page